“Shariputra, nos mundos das dez direções, não há sequer dois veículos, quanto mais três. Shariputra, todos os Budas aparecem no mundo manchado pelas cinco impurezas, quais sejam a impureza do kalpa (tempo), a impureza da aflição, a impureza dos seres viventes, a impureza da visão, e a impureza da vida. É por essa razão, Shariputra, que na era da confusão devida à impureza do kalpa, os seres viventes são pesadamente carregados de impurezas; por serem miseráveis, ambiciosos, invejosos e ciumentos eles plantam as raízes da insalubridade. Por esta razão, todos os Budas, através do poder dos meios hábeis, dentro do Veículo Único do Buda, fazem distinções e pregam como se fossem três”.
“Shariputra, se um discípulo meu autodenomina-se Arhat ou Pratyekabuda, mas nunca ouviu ou soube que de fato todos os Budas, os Tathagatas, somente ensinam e convertem Bodhisattvas, então ele não é um discípulo do Buda, nem é um Arhat, e nem um Pratyekabuda[1]”.
[1] Acredito ser esta a segunda grande admoestação do Buda neste Sutra. O profundo significado desta passagem é que as pessoas (incluindo monges e monjas) que ouvirem, aceitarem e acreditarem neste ensino são Bodhisattvas. Apenas de presumirem que sejam arhats ou pratyekabudas, estarão destruindo a semente de sua própria iluminação; estarão contrariando o exato âmago deste ensino; obstruirão o caminho que as leva de encontro ao Buda. A frase “então ele não é meu discípulo, nem arhat nem pratyekabuda”, coloca essa pessoa como alguém de descrença incorrigível.
Extraído de CAP. 02: MEIOS HÁBEIS
Não compreendí o que significa Bodhisattva. Seria uma pretensão de alguns de serem perfeitos?
Olá Maria da Graça!
Você pode entender o Bodhisattva como sendo o agente do trabalho do Buda neste mundo. Lá diz: “todos os Budas aparecem no mundo manchado pelas cinco impurezas…”. O Buda em si possui uma natureza imaculada, e não muda. Mas, manifesta-se nesse mundo manchado pelas impurezas e “somente ensinam e convertem Bodhisattvas”. Isto Ele faz através do seu Grande Poder Espiritual. Ficou claro agora?
Tenha um ótimo dia!
Marcos Ubirajara.