Anuradhapura

A Anuradhapura de hoje é um imenso parque contendo as ruínas do Grande Monastério (Mahavihara) estabelecido em 250 A.C. nos arredores da antiga capital Singalesa. Anuradhapura está ligada à Mihintale através de uma trilha de peregrinação de 13 km, lugar onde o missionário Mahinda fez sua primeira pregação, e onde uma torre excavada pode ser visitada. Desenterradas no início do século passado, após mais de um milênio de crescimento desenfreado da nossa era, as torres de Anuradhapura, as ruínas de monatérios, esculturas, reservatórios e uma descendente da árvore Bodhi original, revelam uma intensa percepção do Budismo antigo. Dominando o local encontram-se duas grandes torres com as características cúpulas em forma de bolha Singalesas. O Thuparama, embora bem restaurado, provavelmente seja o mais antigo monumento quer seja na India ou no Sri Lanka.

Ruwanwelisaya

A torre Ruwanweli Dagoba, também muito bem restaurada, está revestida com um estuque branco que diferencia a arquitetura de torres Singalesa das mais bem ornamentadas em estilo Indiano.

Dagoba

Fonte das Imagens: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em Anuradhapura, uma maravilhosa convergência entre o moderno e o arcaico pode ser percebida. Nos dias de lua-cheia nos meses de maio e junho, os festivais de Wesak e de Poson celebram, respectivamente, o nascimento do Buda, sua iluminação e parinirvana, e a introdução do Budismo no Sri Lanka. Em tais festivais, Anuradhapura é invadida por centenas de milhares de devotos. Para o visitante de nossos dias, um dos grandes prazeres está em percorrer Anuradhapura numa bicicleta alugada.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s