Os Grandes Mestres dos Últimos Dias da Lei

“Além disso, Manjushri, na futura era dos últimos dias, quando a Lei estiver para extinguir-se, o Bodhisattva que receber, ostentar, ler ou recitar este Sutra não nutrirá sentimentos de inveja, vaidade ou ilusões. Ele também não ridicularizará ou caluniará aqueles que estudam a Via do Buda, e nem apontará as suas qualidades ou fraquezas. Se houver Monges, Monjas, Leigos e Leigas que busquem tornarem-se Ouvintes, Pratyekabudas, ou que busquem a Via do Bodhisattva, ele não os atormentará ou lhes causará dúvidas dizendo-lhes: ‘Vocês todos estão muito longe do Caminho e nunca obterão a sabedoria de todas as espécies. Por que não? Porque vocês são descuidados e preguiçosos na prática da Via’. Além disso, ele não discutirá frivolamente a Lei em consideração a argumentos”.

“Ele nutrirá sentimentos de grande compaixão por todos os seres viventes, considerará todos os Tathagatas como pais compassivos, e todos os Bodhisattvas como Grandes Mestres. Sempre, ele reverenciará profundamente e respeitará a todos os grandes Bodhisattvas das dez direções. Ele pregará a Lei em igual medida para todos os seres viventes. De acordo com a Lei, ele não pregará nem muito e nem pouco; mesmo para aqueles que amam profundamente o Dharma, ele não pregará em demasia”.

“Manjushri, na era futura, quando a Lei estiver para extinguir-se, será impossível incomodar ou confundir um Bodhisattva Mahasattva que tenha em observância esta terceira regra de conduta para a prática bem sucedida, quando ele estiver pregando a Lei. Ele ganhará pupilos bons companheiros com os quais ele poderá ler e recitar este Sutra. Grandes assembléias se reunirão para ouvi-lo e aceitá-lo. Tendo ouvido, eles aceitá-lo-ão; tendo aceito, eles recitá-lo-ão; tendo recitado, eles estarão aptos a pregá-lo; tendo pregado; eles estarão aptos a copiá-lo; a fazer outros copiarem-no; a fazer-lhe oferecimentos; a reverenciá-lo, honrá-lo e elogiá-lo”.

Excerto do CAP. 14: Conduta Para a Prática Bem Sucedida, pág. 260.

2 Comentários

  1. Luca said,

    01/07/2008 às 6:19

    Oi amigo Marcos… Uma outra resorsa sobra os budhismo…
    http://www.religione20.net/2008/07/01/la-virgin-comics-e-i-suoi-fumetti-sulla-religione/
    Luca

  2. muccamargo said,

    01/07/2008 às 9:23

    Olá Luca! Fantástico!!! Muito obrigado mesmo! Criarei um post para divulgar essa obra de arte. Grande abraço.
    Marcos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: