A Prática dos Paramitas

“‘O Bodhisattva sempre, através de vários meios, concede vida interminável aos seres’. Oh bom homem! Ora, uma pessoa que dá comida concede a vida. Quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o danaparamita, ele sempre dá aos seres vida ilimitada. Oh bom homem! Através da observância do preceito de não ferir (não fazer mal), ganha-se uma longa vida.

Quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o shilaparamita, ele dá a todos os seres vida ilimitada. Oh bom homem! Se a pessoa está consciente da sua fala e não faz nada errado, ela ganha uma longa vida.

Quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o ksantiparamita [paciência perfeita] ele sempre ensina aos seres não ensejar qualquer pensamento de inimizade, fazer o que é correto, abster-se daquilo que é distorcido, e assim olhar para seu próprio eu e não disputar com os outros. E através disso uma pessoa é abençoada com longa vida. Por essa razão, quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o ksantiparamita, ele sempre concede aos seres longa vida. Oh bom homem! Se alguém empreende esforços e pratica o bem, ele será abençoado com longa vida.

Quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o viryaparamita [perfeito vigor, esforço], ele sempre insta aos seres fazer o bem. Uma vez que ajam conforme ensinado, aqueles seres serão abençoados com uma longa vida. Assim, quando o Bodhisattva pratica o viryaparamita, ele já concede aos seres uma imensurável longa vida.

Quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o dhyanaparamita [meditação perfeita], ele insta aos seres desenvolver a mente equalitária (tudo-igual). Tendo praticado isto, os seres serão abençoados com longa vida. Portanto, quando o Bodhisattva pratica o dhyanaparamita, ele já concede aos seres uma imensurável longa vida. Oh bom homem! Uma pessoa que não é indolente com respeito ao Dharma ganha uma longa vida.

Quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o prajnaparamita [Sabedoria Perfeita], ele insta a todos os seres praticar todos os tipos de boas leis [dharmas] e não ser indolentes. Tendo praticado assim, em conseqüência, os seres ganharão longa vida. Por essa razão, quando o Bodhisattva pratica o prajnaparamita, ele já concede aos seres uma vida ilimitada. Oh bom homem! Por essa razão, o Bodhisattva-Mahasattva não leva as vidas de quaisquer seres a um fim.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 22 – Sobre Ações Puras 2.

1 Comentário

  1. 24/03/2017 às 22:45

    Ótimo texto, seja através da prática dos paramita, seja atraves da recitação do Daimoku (o Myoho Renge Kyo contem os seis paramita), os três mil mundos se revelam em um único momento de vida.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: