A Sabedoria da Mente Desperta

“Oh bom homem! Quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o Grande Nirvana e as Ações Sagradas, ele sempre protege bem os seus cinco sentidos orgânicos. Ele teme a ganância, a ira, a ignorância e o ciúme, porque ele tem que chegar a todas as boas leis (dharmas). Oh bom homem! Alguém que proteja bem os cinco sentidos orgânicos protege bem a mente. Alguém que proteja bem a mente protege bem os cinco sentidos orgânicos. Por exemplo, quando os homens protegem o rei, o país está bem protegido. Alguém que proteja o país protege bem o seu rei. O mesmo se passa com o Bodhisattva-Mahasattva. Ao ouvir este Sutra do Grande Nirvana, obtém-se a Sabedoria. Através da Sabedoria, obtém-se a mente exclusiva. Se os cinco sentidos orgânicos são abandonados, a mente deixa de agir. Por quê? Em virtude da Sabedoria da Mente Desperta. Oh bom homem! Isto é como no caso do pastor que impede suas vacas de vagarem de leste para oeste prejudicando as culturas. É o mesmo com o Bodhisattva-Mahasattva. Agindo segundo a Sabedoria da Mente Desperta, ele protege os cinco sentidos orgânicos de tal forma que eles não saiam do controle. A sua Sabedoria da Mente Desperta não vê forma do Eu, o que sai (vem) do Eu, os seres ou o que eles gostam (ou a que se apegam). Ele vê todas as coisas assim como quando ele vê a ‘Dharmata’ [Essência da Realidade], e aquilo que ele vê é tudo como a terra, pedras, telhas e cascalhos. Por exemplo, uma casa vem a existir através de várias combinações de elementos e não através de qualquer natureza permanente dela própria. Ele vê que todos os seres não são mais que combinações dos quatro grandes elementos e dos cinco skandhas, e que eles não possuem uma natureza permanente. Como não existe uma natureza permanente, o Bodhisattva não se apega avidamente. Todos os mortais comuns pensam que eles existem. Em conseqüência, eles têm a aflição das impurezas. Quando o Bodhisattva-Mahasattva pratica o Grande Nirvana e tem a Sabedoria da Mente Desperta, ele não se apega a quaisquer seres. Também, além disso, o Bodhisattva-Mahasattva, praticando o Sutra do Grande Nirvana, não se apega a quaisquer seres ou às diversas formas externas das coisas. Oh bom homem! Por exemplo, um pintor usa várias cores e pinta quadros de homens, mulheres, vacas, cavalos, etc. Os mortais comuns, devido à inteligência, vêem aquilo e os percebem como sendo homens, mulheres, etc. Mas, o pintor sabe que eles não são homens e mulheres. É o mesmo com o Bodhisattva-Mahasattva. Nos vários aspectos das coisas, ele enxerga somente o aspecto, mas nunca as muitas formas dos seres, sempre, até o fim. Porque ele tem a Sabedoria da Mente Desperta.”

Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 28 – Sobre o Bodhisattva Rei Altamente-Virtuoso 2.

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