A Terra Pura de Todos os Budas

“Então o Todo-Brilhante Bodhisattva-Mahasattva Rei Altamente-Virtuoso disse: “Exatamente como o Buda diz, quando o Bodhisattva pratica a Via do Grande Nirvana, todas essas dez virtudes surgem. Por que o Tathagata pratica somente nove e não a Via da Terra Pura?”

O Buda disse: “Oh bom homem! No passado, eu sempre pratiquei as dez coisas (virtudes) completamente. Não há Bodhisattvas e Tathagatas que não pratiquem essas dez Vias. Não pode haver qualquer coisa que diga que quando o mundo está repleto de impurezas o Buda-Todo-Honrado-pelo-Mundo aparece lá. Oh bom homem! Não diga que o Buda aparece num mundo de impurezas. Saiba que um pensamento como este [isto é, esta forma de pensamento] não é bom e é de baixo nível. Saiba que eu não apareço no Jambudvipa, para dizer a verdade. Por exemplo, um humano pode dizer: ‘Somente este mundo possui um sol e uma lua. Não há sol e lua em outros mundos’. Tal falácia não tem sentido. Se o Bodhisattva diz que este mundo é corrompido e impuro, mas que outras Terras-Búdicas são puras e adornadas, isto equivale à mesma coisa [isto é, está errado].

Oh bom homem! No distante oeste deste mundo Saha, para além de Terras-Búdicas tão numerosas quanto às areias de 32 Rios Ganges, existe um mundo chamado ‘Insuperável’. Porque dizemos ‘Insuperável’? Lá, todas as coisas são iguais, sem nenhuma diferença nos adornos. É como com o ‘Mundo da Paz e Felicidade no Oeste’. Também, é como com a ‘Terra da Lua-Cheia no Leste’. Lá, naquele mundo, [certa vez] eu nasci. No sentido de guiar os seres em direção ao Caminho, eu girei a Roda da Lei neste mundo do Jambudvipa. Não somente eu giro a Roda da Lei. Todos os Budas giram a Roda da Lei aqui. Por essa razão, não é o caso que todos os Budas não pratiquem essas dez coisas. Oh bom homem! O Bodhisattva Maitreya, por força dos votos que ele fez, no futuro adornará e tornará este mundo (Saha) todo puro. Assim, não é o caso que exista uma terra de todos os Budas que não seja estritamente pura.”

Sutra do Nirvana, Capítulo 30 – Sobre o Bodhisattva Rei Altamente-Virtuoso 4.

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s