O Sakrdagamin

Sutra:

Subhuti, o que você pensa? Pode um Sakrdagamin ter o pensamento: ‘Eu obtive o fruto do Sakrdagamin.’?”

Subhuti disse: “Não, Honrado pelo Mundo. E por quê? Um Sakrdagamin significa “Alguém que Retorna Uma Vez Mais, mas ele, de fato, não tem um retorno. Por essa razão, ele é chamado Sakrdagamin.”

Comentário:

Após o Buda Shakyamuni ter falado sobre o primeiro fruto, ele sabia que muitas pessoas perguntariam se o primeiro fruto e o segundo fruto eram diferentes, se o sábio do primeiro fruto não teria o pensamento de certificação para o primeiro fruto, mas o sábio do segundo fruto teria tal pensamento.

Alguém que tenha se certificado para o primeiro estágio do Arhatship tem mais sete nascimentos e mortes para se sujeitar. Ele nasce sete vezes nos céus e sete vezes em meio aos humanos. Aquele do segundo fruto, o Sakrdagamin, retorna apenas uma vez, nascendo uma vez nos céus e uma vez em meio aos humanos. Ele pode pensar: “Eu obtive o fruto do Sakrdagamin?”

Subhuti disse: “Não, porque embora se diga que ele retorna uma vez – uma vez ao céu e uma vez em meio aos humanos – ele de fato não tem que retornar. Ele pode acabar com o nascimento e a morte muito subitamente. Ele tem uma escolha: ter mais um nascimento e morte, ou avançar, certificar-se para o terceiro fruto, e não retornar. O segundo fruto, do Sakrdagamin, é apenas um nome e não tem substância de fato. Portanto, não se pode dizer que ele tenha atingido nada. O que ele poderia obter? Sakrdagamin é apenas um nome.”

Sutra Diamante – Capítulo 9 – Uma Marca Que Não é Marca.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: