Aquele que Alcança a Outra Margem

A Natureza de Buda
Foto de Diego Raphael – Sítio da Dôra em 20/03/2011

“Oh bom homem! Alcançar a outra margem pode ser comparado ao Arhat, o Pratyekabuda, o Bodhisattva, e o Buda. Isto é como a tartaruga devota, que pode movimentar-se tanto na água quanto na terra. Por que empregamos o exemplo da tartaruga? Porque ela realmente recolhe as cinco coisas [isto é, membros e cabeça]. É o mesmo com o Arhat até o Buda, que realmente recolhem os cinco sentidos orgânicos. Por isso se faz a comparação com a tartaruga

Dizemos água e terra. Água pode ser comparada ao mundo, e terra a abandonar o mundo secular. É o mesmo com essas pessoas sagradas, também. Elas de fato alcançam a outra margem, na medida em que meditam profundamente sobre as más impurezas. Por isso, a comparação é feita com o movimentar-se tanto na água como na terra.

Oh bom homem! Os sete tipos de seres no Rio Ganges possuem o nome da tartaruga. Mas eles não se separam da água. Assim, no caso desse Todo-Maravilhoso (Sutra do) Grande Nirvana, lá surgem sete diferentes nomes, desde o icchantika até todos os Budas. Mas esses não se separam da água da Natureza de Buda. Oh bom homem! Com esses sete seres, seja no que concerne ao Dharma Maravilhoso, ao não-Dharma Maravilhoso, aos meios, à Via da Emancipação, à Via Gradual, à causação ou resultado, todos (eles) são a Natureza de Buda. Eles são as palavras do Tathagata que vêm da sua própria e livre vontade.”

Leia Mais no Sutra do Nirvana, Capítulo 42 – Sobre o Bodhisattva Kashyapa 3.

Quando Falo da Minha Própria e Livre Vontade

one who reaches the other shore.mp3

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

2 comentários

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: