Como Nenhuma Prajna Paramita

“Você, Subhuti, Vazio Nato, deve usar o nome Vajra Prajna Paramita e prestar o mais elevado respeito a este Sutra, como se você o estivesse carregando constantemente sobre o topo da sua cabeça”. Proteger e respeitar os Sutras Budistas é o mesmo que respeitar o Buda em si. Por quê? Uma passagem prévia do texto do Sutra diz: “Em qualquer lugar onde o Sutra seja encontrado, é como se houvesse um Buda lá”. Em qualquer lugar onde este Sutra seja encontrado, lá pode ser encontrado o corpo do dharma do Buda, o Budadharma e a Sangha. Por esta razão você deve venerá-lo.

Subhuti, prajna paramita é pregada pelo Buda. No sentido de concordar com as necessidades dos seres, o Buda pregou a existência da prajna paramita. Mas aqueles que não viam além da verdade comum desenvolveram um apego à prajna paramita, que era basicamente falsa.

Como nenhuma prajna paramita”. Do ponto de vista da verdade real, o nome não existe. Uma vez que a verdade está para além da linguagem falada e das palavras escritas, como pode existir prajna paramita? Ela é vacuidade.

Na verdade real “o caminho das palavras e da linguagem é cortado. O lugar de trabalho do coração (sentimento) é extinto”. Quando a linguagem e as palavras são cortadas, que “prajna paramita” poderia haver? Nenhuma. O lugar onde o seu coração pensa se foi, e nem palavras ou linguagem são estabelecidas.

Porquanto é chamada prajna paramita”. Se pregada do ponto de vista do Caminho Médio, é um falso nome chamado prajna paramita, e nada mais. Portanto, não seja apegado. Não seja apegado à vacuidade e não seja apegado à existência. Não se torne apegado às pessoas e não se apegue aos dharmas. Se você diz que certamente existe prajna paramita, isto é um apego; assim, o Buda acrescentou que ela é nenhuma prajna paramita, que é a verdade real.

Sutra Diamante – Capítulo 13 – Receber e Manter o Dharma “Assim”.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: