Nagarjuna e as Duas Verdades

Nagarjuna

Estátua de Ouro de Nagarjuna no Monastério de Samye Ling – Imagem Via Wikipedia

Nagarjuna muito contribuiu também no desenvolvimento da doutrina das duas verdades, a qual afirma que há dois níveis da verdade ou realidade no ensinamento Budista: a realidade última (paramārtha satya), e a realidade convencional ou superficial (saṃvṛtisatya).

Ao articular essa noção, Nagarjuna baseou-se em antigas fontes no Sutra Kaccāyanagotta, que distingue o significado definitivo (nītārtha) do significado plausível (neyārtha):

Em geral, no Kaccayana, esse mundo é suportado por uma polaridade, a da existência e não-existência. Mas quando alguém olha a origem do mundo como ela realmente é, com o correto discernimento, “não-existência” com relação ao mundo não lhe ocorre. Quando alguém olha a cessação do mundo como ela realmente é, com o correto discernimento, “existência” com relação ao mundo não lhe ocorre.

Em geral, no Kaccayana, esse mundo está sob o jugo dos paradigmas, apegos, e vieses. Mas esse alguém (que olha o mundo com o correto discernimento) não se envolve com ou apega-se a esses paradigmas, apegos, fixações da consciência, vieses, ou obcecações; nem está certo sobre ‘o próprio eu’. Ele não tem incertezas ou dúvidas de que o estresse, quando surgindo, está a surgir; o estresse, quando passando, está a passar. Nisto, o seu conhecimento é independente dos outros. É nessa medida que, no Kaccayana, existe a visão correta.

“‘Todas as coisas existem’: Esse é um extremo. ‘Todas as coisas não existem’: Esse é o segundo extremo. Evitando esses dois extremos, o Tathagata ensina o Dharma do Caminho Médio”.

[Fonte: Kaccayanagotta Sutta: To Kaccayana Gotta (on Right View) – Via Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Nagarjuna%5D

Tradução livre para português brasileiro por muccamargo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: