Os primeiros três estágios do Arhatship, chamados posições (estados) de fruição, são similares aos frutos não amadurecidos em uma árvore. O quarto estágio, a consecução do Arhatship, é chamado posição da Via, e corresponde à fruta madura e colhida.
O primeiro fruto é chamado Posição da Via da Visão. O segundo e o terceiro frutos são chamados Posição da Via da Cultivação, e o quarto fruto é chamado Posição da Via de Nenhum Estudo.
O primeiro fruto é o Srotaapanna, uma palavra do Sânscrito que significa “Aquele que Entrou no Fluxo”. Ele se opõe ao fluxo das seis poeiras (impurezas) das pessoas comuns e entra no fluxo da natureza do dharma dos sábios. Entrar no fluxo significa entrar no estado do sábio realizado do Pequeno Veículo.
O Buda Shakyamuni indagou Subhuti se o Srotaapanna, que certificou-se para o primeiro fruto da sabedoria do Pequeno Veículo, pode ter o pensamento de que ele obteve a fruição do Srotaapanna.
Subhuti respondeu que o Srotaapanna não poderia ter tal pensamento. Embora ele seja chamado “Aquele que Entrou no Fluxo”, ele não penetrou nada. Alguém que tenha se certificado para o primeiro fruto não é iludido pelas seis poeiras (impurezas). Ele pode ver a forma e não ser confundido. Ele pode perceber sons, odores, sabores, objetos tangíveis, e dharmas; e não apegar-se a nenhum deles. Em razão de não apegar-se, a ele se dá o título de “Aquele da Primeira Fruição”, ou “Aquele que Entrou no Fluxo”. Todavia, isto é meramente um nome, não uma substância de fato. Portanto, um Srotaapanna não pode pensar que ele obteve o fruto do Srotaapanna.