O Srotaapanna

Os primeiros três estágios do Arhatship, chamados posições (estados) de fruição, são similares aos frutos não amadurecidos em uma árvore. O quarto estágio, a consecução do Arhatship, é chamado posição da Via, e corresponde à fruta madura e colhida.

O primeiro fruto é chamado Posição da Via da Visão. O segundo e o terceiro frutos são chamados Posição da Via da Cultivação, e o quarto fruto é chamado Posição da Via de Nenhum Estudo.

O primeiro fruto é o Srotaapanna, uma palavra do Sânscrito que significa “Aquele que Entrou no Fluxo”. Ele se opõe ao fluxo das seis poeiras (impurezas) das pessoas comuns e entra no fluxo da natureza do dharma dos sábios. Entrar no fluxo significa entrar no estado do sábio realizado do Pequeno Veículo.

O Buda Shakyamuni indagou Subhuti se o Srotaapanna, que certificou-se para o primeiro fruto da sabedoria do Pequeno Veículo, pode ter o pensamento de que ele obteve a fruição do Srotaapanna.

Subhuti respondeu que o Srotaapanna não poderia ter tal pensamento. Embora ele seja chamado “Aquele que Entrou no Fluxo”, ele não penetrou nada. Alguém que tenha se certificado para o primeiro fruto não é iludido pelas seis poeiras (impurezas). Ele pode ver a forma e não ser confundido. Ele pode perceber sons, odores, sabores, objetos tangíveis, e dharmas; e não apegar-se a nenhum deles. Em razão de não apegar-se, a ele se dá o título de “Aquele da Primeira Fruição”, ou “Aquele que Entrou no Fluxo”. Todavia, isto é meramente um nome, não uma substância de fato. Portanto, um Srotaapanna não pode pensar que ele obteve o fruto do Srotaapanna.

Sutra Diamante – Capítulo 9 – Uma Marca Que Não é Marca.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: