
Ao longo de toda a sua vida, o Venerável Mestre Hsuan Hua foi totalmente altruísta. Ele fez votos de tomar para si o sofrimento e as dificuldades de todos os seres viventes, e para dedicar todas as suas próprias bênçãos e alegria aos seres viventes do Reino do Dharma. Ele praticou o que era difícil de praticar e suportou o que era difícil de suportar, perseverando em sua heroica e pura decisão. Ele foi uma vela que se recusou ser soprada pelo vento forte, uma irredutível pepita de ouro puro no fogo ardente. O Venerável Mestre compôs um verso expressando seus princípios:
Congelando até a morte, não fazemos plano.
Passando fome até a morte, não esmolamos.
Morrendo de pobreza, nada pedimos.
De acordo com as condições, não mudamos.
Não mudando, estamos de acordo com as condições.
Aderimos firmemente aos nossos três grandes princípios.
Renunciamos nossas vidas para realizar o trabalho do Buda.
Assumimos a responsabilidade de moldar nosso próprio destino.
Corrigimos nossas vidas como o trabalho da Sangha.
Ao deparar com assuntos específicos,
compreendemos os princípios.
Ao compreender os princípios,
aplicamos-lhes em assuntos específicos.
Levamos adiante o pulsar único
da transmissão do pensamento dos patriarcas.
Desde o tempo em que ele deixou a vida familiar, o Venerável Mestre observou firmemente os seis grandes princípios de não brigar, não ser ganancioso, não pedir, não ser egoísta, não buscar vantagens pessoais, não mentir alegando benefício para as multidões. Ensinando com sabedoria e compaixão, dedicando-se a servir os outros, e agindo como um exemplo para os outros, ele influenciou incontáveis pessoas a mudarem sinceramente suas falhas e seguirem em direção à pura e exaltada Via do Bodhi.
Os seres viventes do presente têm profundas obstruções e escassas bênçãos de fato. Para um Sábio desta era, ele manifestou-se abruptamente passando em silêncio. Os seres viventes do Mundo Saha perderam subitamente seu abrigo para refúgio. Todavia, a vida do Venerável Mestre é de fato um decreto do grande Sutra Guirlanda de Flores do Reino do Dharma. Embora ele tenha manifestado entrar no Nirvana, ele constantemente gira a infinita roda não deixando quaisquer vestígios, ele veio do espaço vazio, e para o espaço vazio ele retornou. Seus discípulos podem somente seguir cuidadosamente as instruções do seu professor, agarrar-se aos seus princípios, honrar os regulamentos do Buda, e ser cada vez mais rigorosos ao avançar no caminho do Bodhi, tal que possam retribuir a ilimitada e profunda graça do Venerável Mestre.
Resumo da Biografia do Venerável Mestre Hsuan Hua (1918-1995)
Fonte: San Francisco State University at http://online.sfsu.edu/~rone/Buddhism/VenHua/hua.htm
Tradução livre para português brasileiro por muccamargo.