Não Há Dharma Que Possa Ser Obtido

Sutra:

Subhuti disse ao Buda: “Honrado pelo Mundo, então o Tathagata ao atingir o Anuttara-Samyak-Sambodhi não atingiu nada?”

O Buda disse: “É assim, é assim, Subhuti. Quanto ao Anuttara-Samyak-Sambodhi, não há sequer o menor dharma que eu pudesse atingir, porquanto é chamado Anuttara-Samyak-Sambodhi”.

Comentário:

Após o Buda ter dito que seres viventes eram não seres viventes e não não seres viventes, Subhuti indagou: “Ao atingir a Insuperável, Própria e Plena, Iluminação Correta, o dharma resultante do Estado de Buda, não há sequer o menor dharma a ser atingido? Porquanto é chamado Anuttara-Samyak-Sambodhi”. Isto é meramente um falso nome, nada mais. Não há substância real que se possa apontar e dizer: “Isto é Anuttara-Samyak-Sambodhi”. Por que não há sequer o menor dharma a ser atingido? O princípio já foi discutido antes: se você quer saber se algo é atingível, você primeiro deve saber se ele foi perdido. Se fosse certo que o Anuttara-Samyak-Sambodhi tivesse sido perdido, então você poderia recuperá-lo. Mas basicamente você não o perdeu. É o que você sempre teve – sua natureza básica. “Em sua roupa está uma gema preciosa, não a procure mais do lado de fora”. Não vá para fora à busca do que quer que seja. A gema preciosa está dentro de sua roupa. Rasgue sua roupa e você a verá.

Anuttara-Samyak-Sambodhi, a Insuperável, Própria e Plena, Iluminação Correta, é um nome especial para a perfeita e plena Fruição-do-Buda. Sua Fruição-do-Buda certamente não é algo que possa ser atingido a partir de fora. Isto a que se chama Anuttara-Samyak-Sambodhi também não é algo que vem de fora. É o que você sempre teve: sua herança (tesouro de família) inerente. As riquezas estão dentro de sua própria casa. Se você se afasta (da sua casa) e busca do lado de fora, você estará abandonando o que você teve o tempo todo. Você não encontrará nada dessa maneira.

Sutra Diamante – Capítulo 22 – Não Há Dharma Que Possa Ser Obtido.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: