“A quarta (categoria) é o Arhat. Um Arhat é aquele que cortou as amarras da ilusão, que acabou com o peso que recaía sobre os seus ombros e que alcançou aquilo que ele queria ter. Uma vez que todas as coisas tenham sido cumpridas, ele vive no décimo nível. Atingindo um estado imperturbável de Sabedoria, ele realiza aquilo que os outros desejam ter e manifesta-se em (através de) muitas imagens. Se ele deseja realizar a Via do Buda, do jeito que ela deve ser realizada, ele pode fazê-lo. Dessa forma, aquele que pode realizar inumeráveis virtudes é um Arhat”.
“Estes são os quarto tipos de pessoas que aparecem, beneficiam, e sentem piedade do mundo. Assim, eles tornam-se refúgios do mundo e levam a paz e a felicidade aos seres humanos e celestiais. Eles são os mais honrados e mais soberbos dentre todos os humanos e deuses. É como no caso do Tathagata, que é o mais soberbo dentre os humanos e deuses, e é o Refúgio do mundo.”
Excerto do Sutra do Nirvana, CAP. 08: Sobre os Quatro Fidedignos.
Prezado Marcos,
Faço votos de que, a exemplo do Sutra Lótus, você também tenha planos de lançar um livro, com a tradução completa do Sutra do Nirvana, para benefício da divulgação do Dharma do Buddha!
Creio que esse é o desejo da toda a comunidade dos que, diariamente, vem beber dessa fonte maravilhosa de ensinamentos.
Parabéns pelo seu valioso trabalho!
Att.
Eloy
Caro Eloy,
Com certeza, esse é o objetivo primordial dos esforços que tenho empreendido. Mas, evidentemente, será o objetivo realizado a partir do desejo e dos votos das pessoas como você. A tarefa será árdua, sem dúvidas. Mas, se for um desígnio do Lorde Buda, com toda a certeza a realizaremos.
Muito obrigado! Grande abraço!
Marcos Ubirajara.