Meditar Sobre o Sofrimento

“Oh bom homem! Uma pessoa sábia medita profundamente sobre os oito sofrimentos, e em seguida sobre a causa do sofrimento. A causa do sofrimento é a ignorância do desejo, que é constituído de duas coisas: 1) busca do que é (prazer) corporal, e 2) busca da riqueza. A busca do que é corporal e a busca da riqueza, ambos são fontes de sofrimento. Assim, deve-se saber que a ignorância do desejo é a causa do sofrimento.

Oh bom homem! Há dois tipos dessa ignorância do desejo, a saber: 1) interna, e 2) externa. Aquela que é interna realmente molda o carma, enquanto aquela que é externa aumenta-o. Também, aquela que é interna de fato molda o carma, e aquela que é externa molda o resultado cármico. Ao acabar-se com o desejo interno, pode-se de fato acabar com o carma. Se o desejo externo é cortado, o fruto cármico se vai. O desejo interno molda o sofrimento do mundo que está por vir, enquanto o desejo externo evoca o sofrimento da vida presente. O sábio medita sobre a causa do sofrimento, que é o desejo. Tendo meditado sobre a causa, ele assim o faz sobre o resultado cármico. O resultado cármico do sofrimento é ‘apego’ [‘upadana’ – apego à existência]. O resultado do desejo é apego. O resultado cármico do desejo é apego. A relação causal desse apego, que é desejo interno e externo, evoca o sofrimento do desejo.

Oh bom homem! O sábio deve meditar e pensar que o desejo está causalmente relacionado ao apego, e o apego está causalmente relacionado ao desejo. Se uma pessoa extirpa realmente esse par, desejo e apego, não haverá mais ação cármica; esse alguém não mais sofrerá de qualquer tipo de aflição (preocupação). Portanto, o sábio deve praticar bem o Nobre Caminho Óctuplo e acabar com todos os sofrimentos.

Oh bom homem! Se qualquer pessoa medita assim, isto é ação pura. Isto é onde dizemos que os seres possuem um remédio todo-maravilhoso em seus corpos carnais envenenados, e que nos Himalayas, em meio às gramas venenosas, há uma erva medicinal toda-maravilhosa.”

Leia Mais no Sutra do Nirvana, Capítulo 44 – Sobre o Bodhisattva Kashyapa 5.

meditate on suffering.mp3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: