Da Raiz ao Ultimado

“Oh bom homem! Com os 37 fatores da Iluminação, não há inversão. Por isso, podemos falar de ‘ação pura’. Oh bom homem! Se qualquer Bodhisattva vem a conhecer a raiz, a causa, o que abarca, o que acrescenta, o mestre, o que leva (conduz), o que é superior, o que é verdadeiro, e o que é ultimado; esse Bodhisattva é alguém de ação pura.”

O Bodhisattva Kashyapa disse ao Buda: “Oh Honrado pelo Mundo! Em qual sentido dizemos que alguém conhece desde a raiz até o ultimado?”

O Buda disse: “Oh bom homem! Bem falado, bem falado! O que você fala, Bodhisattva, concerne a duas coisas. Uma é para o seu próprio bem, e a outra é para o conhecimento dos outros. Agora você sabe, mas uma vez que inumeráveis outros seres ainda não compreendem, então você indaga. Assim, Eu agora o elogio novamente. Muito bem, muito bem! Oh bom homem! A raiz dos 37 elementos concernentes à Iluminação é o desejo. A causa é o toque do brilho; o que abarca é ‘sentimento’; o que acrescenta é ‘pensamento’; o ‘mestre’ é ‘recordação’ (‘mentalização’); o que leva (conduz) é ‘dhyana’ [meditação]; o que é superior é ‘Sabedoria’; o que é verdadeiro é ‘Emancipação’; e o ultimado é Grande Nirvana.

Oh bom homem! (Também), todas as aflições do mundo têm sua origem no desejo. Todas as doenças repousam na comida cozida no dia anterior. Toda a segregação surge de brigas e disputas. Todas as maldades decorrem da falsidade. A situação é assim.”

O Bodhisattva Kashyapa disse: “Oh Honrado pelo Mundo! O Tathagata já estabeleceu neste Sutra que todas as boas coisas estão fundamentadas na não-indolência. Agora você diz (que) ‘desejo’ (é raiz dos 37 elementos concernentes à Iluminação). Como posso compreender isto?”

O Buda disse: “Oh bom homem! Se a causa buscada visa o surgimento de boas coisas, isto é um bom desejo. Se a causa reveladora é buscada, isto é não-indolência. Dizemos no mundo que o resultado depende da semente; dizemos que a semente é a causa do surgimento, e o solo é a causa reveladora. O mesmo é o caso aqui, também.”

O Bodhisattva Kashyapa disse: “Oh Honrado pelo Mundo! O Tathagata diz em outros Sutras que os 37 fatores da Iluminação constituem a base. O que isto implica?”

“Oh bom homem! O Tathagata disse antes que os seres primeiro vêm a saber dos 37 fatores da Iluminação. O Buda é a raiz. O despertar depende do desejo.”

Leia Mais no Sutra do Nirvana, Capítulo 44 – Sobre o Bodhisattva Kashyapa 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: