Nagarjuna

Nagarjuna

Estátua de Ouro de Nagarjuna no Monastério de Samye Ling – Imagem Via Wikipedia

Nāgārjuna (Devanagari:नागार्जुन, Telugu: నాగార్జున, Tibetan: ཀླུ་སྒྲུབ་ klu sgrub, Chinese: 龍樹, Sinhalaනාගර්පුන), que viveu entre os anos de 150-250 da era cristã, foi um importante Mestre do Dharma e filósofo. Juntamente com seu discípulo Āryadeva, credita-se a ele a fundação da escola Madhyamaka do Budismo Mahāyāna. Credita-se também a Nagarjuna o desenvolvimento dos Sutras Prajñāpāramitā – e até, em algumas fontes, como (re) descobridor dessas escrituras no mundo, tendo-as resgatado do reino das nagas – e está também associado com a Universidade Budista de Nālandā.

Sabe-se muito pouco da vida de Nagarjuna, uma vez que os registros de sua existência foram escritos em Chinês e Tibetano, séculos após a sua morte. De acordo com alguns registros, Nagarjuna era natural do Sul da India. Alguns estudiosos acreditam que Nagarjuna foi um conselheiro de um rei da Dinastia de Sātavāhana. Evidências arqueológicas em Amarāvatī indicam que se isso for verdadeiro, o rei pode ter sido Yajña Śrī Śātakarni, que reinou entre 167 e 196 da era cristã. Com base nessa associação, Nagarjuna é convencionalmente colocado entre os anos de 150 e 250 da era cristã.

De acordo com uma biografia traduzida por Kumārajīva entre os séculos 4 e 5, Nagarjuna nasceu numa família Brâmane, e mais tarde tornou-se Budista.

Algumas fontes afirmam que Nagarjuna viveu seus últimos anos na montanha de Śrīparvata, próximo à cidade que mais tarde seria chamada de Nāgārjunakonḍa (“Montanha de Nāgārjuna”). Nagarjunakonda está localizada na atual Nalgonda/ distrito de Guntur de Andhra Pradesh.

[Fonte: Hirakawa, Akira. Groner, Paul. A History of Indian Buddhism: From Śākyamuni to Early Mahāyāna. 2007. p. 242 – Via Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Nagarjuna%5D

Tradução livre para português brasileiro por muccamargo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: