As Questões de Aniruddha

Após o Buda ter encerrado a pregação do Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa, do Sutra do Nirvana, do Sutra do Legado dos Ensinamentos do Buda, do Sutra do Bodhisattva Ksitigarbha e outros, ele anunciou que estava a entrar no Nirvana. Todos os seus discípulos caíram em prantos. Bodhisattvas choraram, Arhats choraram, e todos os monges e leigos choraram ainda mais.

“Por que eles choraram? Bodhisattvas e Arhats ainda tinham emoção?”, poder-se-ia indagar.

O profundo e compassivo dharma que o Buda pregara tinha sido como o leite que nutria-lhes. Eles haviam tomado o leite do dharma durante muitos anos, e agora a sua fonte estava secando, por isso choraram.

Ananda chorou copiosamente. As lágrimas derramavam dos seus olhos, seu nariz escorria, e ele não compreendia nada, apenas tristeza. Ele chorou tão profundamente que esqueceu tudo. O Venerável Aniruddha, embora cego, possuía o olho celestial e o ouvido celestial. Quando ele ouviu todos chorarem como se tivessem enlouquecido, ele puxou Ananda de lado e perguntou: “Por que vocês estão chorando?”.

“Ah”, suspirou Ananda, “o Buda está para entrar no Nirvana e nós nunca mais o veremos novamente. O que você quer dizer com ‘Por que eu estou chorando?’!”

O Venerável Aniruddha disse: “Não chore. Você ainda tem importantes coisas a fazer. Tente se recompor um pouco.”

Ananda disse: “Que coisas importantes? O Buda está para entrar no Nirvana, o que resta a mim fazer? Quero ir com o Buda”. Ele queria morrer com o Buda.

“Isto você não vai fazer. É um erro pensar assim.”

“Está bem, o que você quer que eu faça?”

O Venerável Aniruddha disse: “Há quatro questões que você deve colocar ao Buda.”

“Quatro questões! Agora que o Buda está para entrar no Nirvana, como ainda pode haver questões a colocar? Não posso dizer ao Buda para não entrar no Nirvana, posso?”

“Não.”

“Quais são as quatro questões?”

O Venerável Aniruddha disse: “A primeira questão é: Após a entrada do Buda no Nirvana, os sutras devem ser compilados. Quais palavras devemos usar para abrir os sutras? Que orientação deve haver?”

Ananda ouviu aquilo e disse: “Isto é realmente importante. Tão logo ouvi você dizê-lo, compreendi que devo indagar a respeito. Que outra questão há?”

“A segunda questão é: Quando o Buda se encontrava no mundo, vivíamos com o Buda. Após o Buda passar à extinção, após ele entrar no Nirvana, onde devemos viver?”

Ananda enxugou seus olhos e nariz. Ele disse: “Isto também é muito importante. Certo! Quando o Buda estava no mundo todo o grupo de mil duzentos e cinquenta monges vivia junto com ele. Agora que ele está para entrar no Nirvana, onde viveremos? Devo indagar sobre isso. Qual é a próxima questão?”. Ele foi ficando ansioso porque via que as questões eram importantes.

“A terceira questão é: Quando o Buda estava no mundo, o Buda era o nosso Mestre. Agora que ele está para entrar no Nirvana, a quem devemos tomar como nosso Mestre? Devemos escolher uma pessoa  dentre nós. Não podemos nos guiar sem um Mestre!”

“Certo. Isto também deve ser indagado. Qual é a quarta questão?”

“A quarta questão é extremamente importante: Quando o Buda estava no mundo, ele podia disciplinar os monges de má-índole”. Monges de má-índole são aqueles que abandonam o lar e não seguem as regras monásticas. “Após a entrada do Buda no Nirvana, quem os disciplinará?”

Ananda disse: “Certo novamente. Agora os monges de má-índole nos considerarão como seus iguais e não seremos capazes  de discipliná-los. Isso é uma verdadeira dor de cabeça. Certo, buscarei o conselho do Buda sobre essas questões.”

Sutra Diamante – Capítulo 1 – As Razões para a Assembleia do Dharma.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: