Os Significados de “Naquela Ocasião”

Naquela ocasião possui cinco significados:

  1. Foi o momento em que o Buda quis falar, começou a falar, e estava a falar.
  2. Foi o momento no qual rompe com as visões heréticas (outside ways). Algumas (visões) heréticas negam a existência de passado, presente, e futuro. Naquela ocasião significa que a explanação ocorreu no passado, está ocorrendo no presente, e ocorrerá no futuro. Essas palavras, portanto, separam o Budadharma dos dharmas heréticos.
  3. Foi o momento da semeadura. Sementes que são plantadas e nutridas crescerão. Sementes não cultivadas perecerão. Se foram desenvolvidas boas causas nas vidas passadas, mas não se cultiva mais aquele fruto nesta vida, essas raízes murcharão e morrerão. Se essas boas raízes forem continuamente bem cuidadas, elas produzirão mais frutos. Assim, se você possui raízes que sejam suficientemente boas para permitir a você ouvir preleções dos sutras, não venha apenas ocasionalmente; mas venha tão frequentemente quanto possível. Quanto mais vier, mais profundamente suas raízes crescerão.
  4. Foi o momento de dar audição aos sutras. Isto não significa apenas ouvir uma ou duas vezes. Significa ouvir regularmente, quanto mais se ouve mais se compreende. Ao ouvir os sutras, três condições devem ser satisfeitas:

i)    um mestre verdadeiro,

ii)   um ensino verdadeiro, e

iii)  um estudo verdadeiro.

Com somente uma ou duas dessas condições satisfeitas, o estudo é inútil. Por exemplo, se você tem um ensino verdadeiro e o estuda verdadeiramente, mas carece de um mestre verdadeiro, então você não pode compreender aquele ensino. Todas as três condições devem ser reunidas para o cultivo ser bem sucedido.

5. Foi o momento quando o Buda queria pregar o dharma e os seres queriam ouvi-lo. O Buda desejava falar de uma forma que os seres viventes queriam ouvir. O Buda e os seres viventes não são dois, um superior e o outro inferior. Eles são iguais.

Sutra Diamante – Capítulo 1 – As Razões para a Assembleia do Dharma.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: