Anuttara-Samyak-Sambodhi

Sutra:

“Honrado pelo Mundo, se um bom homem, ou boa mulher, decide devotar-se ao Anuttara-Samyak-Sambodhi, como ele deve viver, como ele deve subjugar o seu coração?”

Comentário:

Uma vez que Subhuti estava solicitando pelo dharma em nome dos seres viventes, ele repetiu a sua petição ao Honrado pelo Mundo: “Buda Shakyamuni, Honrado pelo Mundo”, disse ele, “você já ensinou a prajna da marca real, mas a maioria dos seres viventes não a compreenderam ou a reconheceram claramente. Por favor, Honrado pelo Mundo, ensine-a novamente para os seres viventes da futura Era dos Últimos Dias da Lei. Se homens e mulheres de boa conduta decidirem devotar-se ao Anuttara-Samyak-Sambodhi…”.

Anuttara-Samyak-Sambodhi é uma palavra do Sânscrito que significa “Insuperável, Própria e Plena, Iluminação Correta”. O termo não é traduzido porque é uma designação honorífica para a fruição ultimada, aquela do Estado de Buda. Anuttara significa “insuperável”. Samyak é traduzida como “própria e plena”, e Sambodhi significa “Iluminação Correta”. Iluminação correta é testificada por aqueles dos dois veículos, e é o que os diferencia das pessoas comuns não iluminadas. A iluminação própria e plena dos Bodhisattvas difere da iluminação correta dos dois veículos em que aqueles que a possuem testificam uma iluminação igual a do Buda. Não é ainda, todavia, a Iluminação Insuperável. Uma vez que eles têm testificado a iluminação própria e plena, os Bodhisattvas são chamados “senhores superáveis”.

O Buda é conhecido como “Senhor Insuperável”, porque não há nada acima dele. Os Mestres do Dharma de grande virtude que traduziram sutras no passado mantiveram o nome original do Sânscrito para a posição do Buda, e os Mestres do Dharma que lhes seguiram honraram a decisão (de assim fazê-lo) em suas próprias traduções.

Sutra Diamante – Capítulo 2 – O Pedido de Subhuti.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: