A Substância das Três Rodas

Comentário:

Não persistir é não apegar-se. Desapego é libertação. Portanto, ao não persistir, uma pessoa torna-se liberta, independente, não bloqueada ou obstruída por nada.

Além disso, um Bodhisattva não deve permanecer em lugar algum quando ele pratica a doação. Em outras palavras, ele não deve ser apegado quando doa. Se ele á capaz de livrar-se do apego, ele compreendeu que a substância das Três Rodas, composta de:

  1. aquele que doa,
  2. aquele que recebe, e
  3. o que é dado, é vazia.

Se a sua ação de doação leva em conta o pensamento: “Eu pratico a doação e assim tenho feito muitas ações meritórias e virtuosas”, ou se você está ciente de receber, ou tem ciência dos bens concedidos, então você não abandonou a marca da doação. Você deve dar e tudo se passar como se você não tivesse dado. Se você se apega às marcas dos seis objetos dos sentidos: a forma, som, odor, sabor, objetos tangíveis, e formações mentais; quando em doação, seu mérito e virtude são limitados. Se você cai vítima do pensamento: “Eu contribuí com um milhão de dólares para um certo templo”, então tudo o que você tem é um milhão de dólares de méritos. Quando o dinheiro acabar, assim será com o seu mérito e virtude.

Se você não está apegado às marcas da doação, você acumula ilimitados méritos e virtudes, mesmo fazendo uma doação tão pequena quanto um único centavo. Se você falha ao praticar o método de doação apropriado, então embora você possa fazer doações ao longo de kalpas tão numerosos quanto as partículas de pó, ainda assim você não terá conseguido nada. Ainda seria como fazer arroz na areia fervente; não importando por quanto tempo se cozinhe, o arroz nunca ficará pronto.

Sutra Diamante – Capítulo 4 –A Conduta Maravilhosa Não Persistente.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: