A Profecia do Buda Tocha Ardente

Tendo demonstrado, através do exemplo dos frutos do Pequeno Veículo previamente mencionados, que não há apego a nada, a seguir, o Buda utilizou a si próprio como um exemplo. Ele antecipou-se às pessoas que pensariam que um Buda ou Bodhisattva são diferentes dos sábios do Pequeno Veículo.

Não houve nenhum dharma que o Tathagata obteve enquanto com o Buda Tocha Ardente? O Buda Shakyamuni fez referência a si próprio naquele ponto. O Buda Tocha Ardente havia proferido uma profecia sobre o Estado de Buda do Buda Shakyamuni, o que significa que ele deu-lhe um nome, dizendo: “No futuro você tornar-se-á um Buda chamado Shakyamuni.”

O Buda Tocha Ardente conferiu a profecia da consecução do Estado de Buda pelo Buda Shakyamuni no tempo em que ambos eram monges. O monge que se tornaria o Buda Shakyamuni ainda não havia realizado o Estado de Buda, mas o Buda Tocha Ardente o havia feito. Naquela ocasião, o Buda Shakyamuni estava caminhando na estrada e viu à distância o monge Tocha Ardente caminhando em sua direção. O Buda Shakyamuni também viu que no trecho de estrada entre eles havia uma grande poça de água lamacenta. Em razão do seu cultivo como um Bodhisattva e de ter-se dedicado a ajudar quem quer que fosse, ele percebeu que o monge que vinha ao seu encontro seria prejudicado pela poça, e deitou-se sobre a água lamacenta para servir como uma ponte para o monge. Mas a poça era grande e seu corpo não a abrangia totalmente. Por isso, ele desenrolou o seu cabelo, o qual ele mantinha longo de acordo com as práticas ascéticas que ele cultivava, e o estendeu sobre o restante da poça. Quando o monge que era o Buda Tocha Ardente chegou ao local, o Buda Shakyamuni pediu-lhe para atravessar sobre seu corpo. O Buda Tocha Ardente aquiesceu. E quando ele atravessou ele disse ao monge: “Você é assim. Eu também sou assim”. Ele quis dizer: “Seu coração é assim e o meu coração também é assim. Você esquece de si mesmo em prol do dharma, e eu esqueço de mim mesmo em prol do dharma. Assim, estamos ambos a cultivar a Via do Bodhisattva”. Ele então afagou o topo da cabeça do monge e disse: “No futuro, você tornar-se-á um Buda chamado Shakyamuni”. Após o Buda Dipankara ter conferido ao Buda Shakyamuni aquela profecia, os dois monges se separaram e cada um continuou a praticar a Via.

Assim então o Buda Shakyamuni indagou a Subhuti: “Quando Eu recebi a minha profecia, obtive algum dharma?”

Subhuti respondeu: “Não”.

Sutra Diamante – Capítulo 10 – O Adorno das Terras Puras.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: