O Coração Puro Pratica o Bem

Sutra:

“Além disso, Subhuti, esse dharma é liso e plano, sem altos e baixos. Porquanto é chamado Anuttara-Samyak-Sambodhi. Cultivar todos os dharmas sem um ‘eu’, nem outros, nem seres viventes e nem uma vida é atingir o Anuttara-Samyak-Sambodhi. Subhuti, bons dharmas são pregados pelo Tathagata como nenhuns bons dharmas. Porquanto são chamados bons dharmas”.

Comentário:

Desejando falar em maiores detalhes, o Buda Shakyamuni disse a Subhuti: “Não há nada superior a esse dharma, e nada inferior”. Porquanto é chamado Anuttara-Samyak-Sambodhi. Embora seja chamada Insuperável, Própria e Plena, Iluminação Correta, é um dharma sem uma marca do ‘eu’, dos outros, dos seres viventes, ou de uma vida. É destituído do apego ao ‘eu’, do apego aos dharmas (fenômenos), e do apego à vacuidade. Você deve cultivar dharmas saudáveis e abster-se de praticar dharmas insalubres. Assim é dito:

Faço votos de erradicar todo o mal.

Faço votos de praticar todo o bem.

Faço votos de salvar todos os seres viventes.

Se você erradica o mal e cultiva o bem, suas boas raízes aumentarão e crescerão. Ao cultivar bons dharmas você obtém naturalmente a Insuperável, Própria e Plena, Iluminação Correta.

Subhuti, bons dharmas são pregados pelo Tathagata como nenhuns bons dharmas. Ao falar do ponto de vista do Tathagata não há bons dharmas  que possam ser obtidos. Porquanto são chamados bons dharmas. A eles são meramente dados falsos nomes. Você não deve ter apego a quaisquer bons dharmas. Apego a bons dharmas ainda é apego. Você deve contemplar todas as coisas como uma ilusão, uma transformação, um sonho, uma bolha, ou uma miragem – como sendo irreais.

Sutra Diamante – Capítulo 23 – O Coração Puro Pratica o Bem.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: