O Dharma da Equanimidade

ORROZ

Agora, mais calmo, ORROZ perguntou:

“Vocês agem como pais extremamente rigorosos para comigo. Por que eu? Há tantos outros sobre os quais nem cabe falar, pois aqui estou só. Por que eu?”

Ao que uma voz profunda ecoou no Tribunal da Equanimidade:

“Porque foi esse Dharma da Equanimidade[1] que o criou, ORROZ, e que o alçou ao poder. Uma vez lá, você só fez caluniar esse Dharma, deixando-se tomar pela soberba.

Até então, você desconhecia o verdadeiro nome daquele país, marcado por tanta injustiça e desigualdade. Mas agora o sabe: ‘Ingratidão’.

Você se juntou aos ímpios, aos grandes caluniadores do Dharma da Equanimidade, deu-lhes uma voz soberana em meio aos poderes estabelecidos – uma voz que de há muito lhes faltava – e fez coro para suas falácias insinceras, iludindo um sem número de pessoas de boa fé que clamavam pela correção dos descaminhos daquela nação. E assim, levou um país inteiro a espiar o mundo pelo buraco da fechadura, significando levá-lo a julgar o todo a partir de uma visão parcial dos fatos apontados nos autos. Por que ‘buraco da fechadura’? Olhe para si mesmo, ORROZ, você é o buraco da fechadura da porta da sala onde se guardavam os autos protegidos por segredo de justiça, e que você mesmo assim determinou. Agora, está só. Não precisam mais de você”.

 


 

[1] Por ser eterno, não-nascido, o Dharma da Equanimidade “surge” no Sutra de Lótus e resplandece no Sutra Diamante e no Sutra do Nirvana, em toda a sua extensão. A quem interessar, ler ‘O Daimoku do Sutra de Lótus’.

 

 

 

 

 

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

2 comentários

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: