Um Bodhisattva Mahasattva mantém em observância somente a doutrina superior do Grande Veículo, o Veículo do Bodhisattva.
“Shariputra, nos mundos das dez direções, não há sequer dois veículos, quanto mais três“.
Sendo sempre verdadeiras as palavras do Buda, essa é a primeira Virtude Dourada a ser cultivada: a virtude do grande líder Práticas Superiores.
A prática de um Bodhisattva Mahasattva não tem medida do quanto baste. Seus esforços são constantes, continuados e incansáveis, um “devotar a própria vida”. Essa é a segunda Virtude Dourada a ser cultivada: a virtude do grande líder Práticas Ilimitadas.
A mente de Bodhisattva Mahasattva é frequentada por um único pensamento: salvar todos os seres indistintamente, sendo essa a verdadeira intenção do Buda, e a verdadeira razão do seu advento neste mundo. A mente do Bodhisattva Mahasattva deve repousar na quietude e na pureza de um pensamento único: salvar todos os seres. Essa é a terceira Virtude Dourada a ser cultivada: a virtude do grande líder Práticas Puras.
Um Bodhisattva Mahasattva não deve ter dúvidas quanto às doutrinas do Grande Veículo. Uma mente dividida tornará a sua terra impura, impedindo o cultivo das demais Virtudes Douradas. Essa é a quarta daquelas virtudes a serem cultivadas pelos sábios: a virtude do grande líder Práticas Seguras (Firmemente Estabelecidas).
Eis, então, a direção para aqueles que buscam a Via Insuperável.
Em 15/07/2008, às 04:00 hs.
Olá,
posts parecidos: sintonia de pensamentos budistas. hehehe
Obrigada pelas visitas.
Mirian
Ahhhh!
Muito profundo esse texto
gostei muito.