Manjushri, Sabedoria e Capacidade de Indagar

Manjushri

Manjushri

Mañjuśrī, também grafado Manjushri e Manjughosha, é o Bodhisattva da consciência perspicaz no Budismo. Discípulo do Buda histórico Shakyamuni, ele representa sabedoria, inteligência e realização, e é um dos mais populares Bodhisattvas depois de Avalokitesvara ou Guanshiyin em Chinês.

Juntamente com Shakyamuni e seu colega discípulo Samantabhadra (O Universalmente Meritório) ele forma a trindade Shakyamuni. Manjushri é um dos Oito Bodhisattvas da Sabedoria e um dos Treze Budas japoneses. No Budismo Tibetano, ele é representado por vezes numa trindade com Avalokitesvara e Vajrapani.

Manjushri é mencionado em muitos sutras Mahayana, particularmente o Sutra Prajnaparamita. O Sutra de Lótus lhe designa um paraíso chamado Vimala, o qual, de acordo com o Sutra Avatamsaka está localizado ao leste. Sua consorte, em algumas tradições, é Saraswati. Ainda no Sutra de Lótus, Manjushri é muito citado por suas grandes realizações na salvação de todos os seres, por sua grande sabedoria e capacidade de indagar o Buda.

Naquela ocasião, o Príncipe do Dharma, Bodhisattva Mahasattva Manjushri disse ao Buda: “Honrado pelo Mundo, todos esses Bodhisattvas são extremamente raros. Em reverente concordância com o Buda, eles têm feito grandes votos para proteger, manter, ler e pregar este Sutra da Flor de Lótus da Lei Maravilhosa na futura era da maldade. Honrado pelo Mundo, como deveriam os Bodhisattvas Mahasattvas pregar este Sutra na futura era da maldade”?

CAP. 14: Conduta Para as Práticas Bem Sucedida

No Budismo Tibetano, Manjushri é uma deidade tântrica meditacional ou Yidam, e considerado um Buda totalmente iluminado.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Ver também em Cristal Perfeito: Manjushri, o Príncipe do Dharma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: