Um Monge Chamado Kutei

“Oh bom homem! Eu também digo num sutra: ‘Também, há retroação. Por quê? Porque inumeráveis Monges são indolentes e preguiçosos, e não praticam a Via’. Há cinco tipos de retroação, os quais são: 1) gosta-se de possuir muitas coisas, 2) ao gostar, fala-se de coisas mundanas, 3) gosta-se de dormir, 4) gosta-se de associar-se com pessoas do mundo secular, 5) ao gostar, compromete-se. Em razão de tudo isto, o Monge retrocede.

Há dois tipos de relações causais da retroação, a saber: 1) interna, 2) externa. Uma pessoa do estágio de Arhat certamente abandona a causa interna, mas não a externa. Devido às relações causais externas, as impurezas sobem à sua cabeça. Devido às impurezas, a retroação acontece. Havia um Monge chamado Kutei, que havia retrocedido seis vezes. Ao retroceder, ele se arrependia e novamente praticava a Via, e agora o fazia pela sétima vez. Ao alcançá-la, e tendo medo de perdê-la novamente, ele matou-se.

Eu também, às vezes, digo que há Emancipação, ou falo sobre os seis Arhats. Todos os meus discípulos ouvem isto, não compreendem a minha intenção, e dizem: ‘O Tathagata diz que decididamente há retroação’.”

Leia Mais no Sutra do Nirvana, Capítulo 40 – Sobre o Bodhisattva Kashyapa 1.

um monge chamado kutei.mp3

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: