Uma Vida de Prazeres

O Príncipe Siddhartha vivia feliz com sua esposa, a princesa. E o rei, cujo amor por seu filho agora se transformara em adoração, tomava infinito cuidado para poupá-lo da visão de qualquer coisa que pudesse angustiá-lo. Ele construiu três magnificentes palácios para seu filho: um para o inverno, um para o verão, e o terceiro para a estação chuvosa; e esses (palácios) ele sempre foi proibido de deixar para vagar sobre a amplidão da terra.

Em seus palácios, brancos como as nuvens de outono e reluzentes como as carruagens celestiais dos Deuses e Deusas, o príncipe esvaziava a taça do prazer. Ele levou uma vida de conforto voluptoso; passava lânguidas horas ouvindo músicas tocadas pela princesa e suas acompanhantes e, quando bonitas as músicas, dançarinos sorridentes apareciam diante dele a realizar performances ao som de tambores (kettle-drums) dourados e, com prazer (deleitado), ele os assistia conforme se agitavam com graça e rara beleza em meio às Apsaras (ninfas do paraíso de Indra) felizes.

Mulheres lançavam olhares furtivos para ele: olhares atrevidamente oferecidos ou maliciosamente suplicantes, e seus cílios prostrados eram uma promessa de prazer inefável. Suas brincadeiras divertiam-no, seus encantos prendiam-no na servidão, e ele se comprazia em permanecer nesses palácios cheios de risos e músicas.

Vida de Prazeres

Siddhartha levava uma vida de prazeres sob a proteção de Suddhodana. Click na imagem para ir ao site de origem.

A vida do Buda, tr. para o francês por A. Ferdinand Herold [1922], tr. para o inglês por Paul C. Blum [1927], rev. por Bruno Hare [2007], tr. para português brasileiro por Marcos U. C. Camargo [2011].

Fonte: Sacred-Texts em http://www.sacred-texts.com/bud/lob/index.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: