Suddhodana, o Pai do Buda Shakyamuni

O Rei Suddhodana foi o pai de Siddharta Gautama, que viria ser o Buda Shakyamuni. Ele foi líder dos Shakyas, um povo que vivia no sul do Nepal. O pai de Suddhodana foi Sinahana. Foi casado com as princesas Mayadevi (mãe de Siddharta) e Prajapati (sua mãe de criação) do reinado de Devadaha no sul do Nepal, às margens do rio Anoma.

Imagem do Rei Sudhodanna e sua corte

Imagem do Rei Sudhodanna e sua corte

Foi profetizado que Siddharta se tornaria um grande girador de roda (chakravartin) ou monarca universal. No entanto, se ele visse quatro sinais, um homem velho, um homem doente, um cadáver e um monge, ele se tornaria um grande sábio. Após ouvir isto, Suddhodana tentou manter Siddharta protegido do mundo exterior, tal que ele nunca viesse a ver os quatro sinais, tornando-se então um poderoso governante. Todavia, o seu plano não funcionou e Siddharta tornou-se um sábio, deixando uma vida de luxúria no palácio para uma humilde viagem na busca da verdade.

Segundo a lenda, Suddhodana lamentou a partida do seu filho e envidou consideráveis esforços tentando localizá-lo. Anos mais tarde, depois que a palavra do iluminado Siddharta chegou a Suddhodana, ele enviou um mensageiro com 10.000 acompanhantes para convidar Siddharta a retornar à terra dos Shakyas. O Buda pôs-se a pregar para o mensageiro e todos os seus 10.000 acompanhantes, os quais decidiram aderir à Sangha e nunca mais voltaram. Suddhodana, então, enviou um amigo próximo de Siddharta, Kaludayi (Koladayin), para convidá-lo a retornar. Kaludayi também optou por se tornar um monge, mas manteve sua palavra de convidar o Buda para retornar à sua terra natal. O Buda aceitou o convite do seu pai e retornou para visitar a sua terra natal. Durante essa visita, ele pregou o Dharma para Suddhodana.

Muitos anos mais tarde, quando o Buda ouviu sobre a morte iminente de Suddhodana, ele novamente retornou à sua terra natal e pregou tanto para Suddhodana como para leigos em seu leito de morte. O rei Suddhodana, assim, atingiu o Arhatship (estado de Arhat ou Santo).

Fonte Wikipedia, a enciclopédia livre.

3 Comentários

  1. mroni said,

    20/10/2008 às 10:38

    me espliqui melhor

  2. muccamargo said,

    20/10/2008 às 11:31

    Olá Mroni,

    Respeitosamente, sempre procuro responder os comentários no sentido de humanizar esse canal de comunicação que é o blog. Mas, fiquei sem saber o que explicar.

    Um abraço.

  3. geovana santos albano said,

    10/09/2010 às 14:26

    eu assei muito legal mesmo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: