A Mendicância de Subhuti e Kashyapa

O Buda repreendeu seus dois discípulos Subhuti e o Grande Kashyapa pela sua maneira de mendigar. Primeiro, ele repreendeu Subhuti por pensar: “Pessoas ricas possuem fortuna porque nas vidas passadas elas acumularam méritos e virtudes. Se eu não mendigar com eles e lhes dar a oportunidade de plantar futuras bênçãos, então na próxima vida eles serão pobres. Eles não continuarão a possuir fortuna e serem honrados”. Assim, Subhuti mendigava somente com os ricos. Entretanto, pessoas ricas comem boa comida. Embora ele disesse que era para ajudá-los a plantar bênçãos tal que pudessem continuar a possuir riquezas nas vidas futuras, eu acredito que na verdade Subhuti apreciava comer boas comidas e este é o porquê ele esmolava com os ricos. Isto é o que eu digo, mas talvez Subhuti não fosse como o restante de nós, que constantemente pensa em comer bem. É verdade que ele queria ajudá-los a continuar suas bênçãos.

Em segundo lugar, o Buda repreendeu o Grande Kashyapa porque, em sua árdua prática de ascetismo, ele não apenas tomava uma única refeição por dia, como mendigava somente com os pobres. Seu pensamento era: “Essas pessoas são pobres porque nas existências passadas elas não acumularam méritos e virtudes. Eles não praticaram boas ações quando tiveram dinheiro, e assim, nesta existência, são pobres. Vou ajudá-los a sair dessa situação permitindo-lhes plantar bênçãos diante dos Três Tesouros, e assim, na próxima existência, serão ricos e honrados”. Quanto mais pobre a casa, mais ele mendigava lá, mesmo ao ponto da pobre pessoa pegar a comida das suas próprias panelas no sentido de obter um oferecimento para ele. Eu acredito que em virtude do Patriarca Kashyapa praticar o ascetismo, ele queria submeter-se ao sofrimento, e não queria comer boas coisas. Ele sabia como as pessoas ricas comiam, e não queria ele mesmo comer bem. Há um provérbio Chinês que diz:

Ser econômico com roupas aumenta a vida.

Ser econômico com comida aumenta as bênçãos.

O Grande Kashyapa tinha cento e vinte anos quando tomou refúgio com o Buda. Vida após vida ele havia sido frugal, e nesta vida, em razão de ele não gostar de comer comida de rico, ele mendigava somente com os pobres, exatamente o oposto de Subhuti. Ambos os métodos são extremos, e não estão de acordo com o Caminho Médio, e é por essa razão que o Sutra Surangama diz que o Buda repreendeu-lhes e chamou-lhes de Arhats.

Sutra Diamante – Capítulo 1 – As Razões para a Assembleia do Dharma.

Original

1 Comentário

  1. Matheus said,

    30/01/2017 às 13:11

    Por favor, traduza o shurangama sutra será um grande benefício para os seres sencientes. /\


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: