Resposta a Filipe

Prezado Filipe,

Darei uma resposta breve que, talvez, possa ajudar. No Budismo, deve-se sempre buscar os Três Tesouros, os quais são: O Buda, o Dharma, e a Sangha. No ensino do Mahayana Mahaparinirvana, o Honrado pelo Mundo estabelece que esses Três Tesouros são unos. Você não encontra um aqui, outro ali. Percebe?

Vamos lá!

Buda: Não o vemos por aí devido às impurezas de nossas vidas. Enquanto as removemos através da Prática dos Ensinamentos (requer estudo), resta-nos ter na eternidade da vida do Tathagata, e no estabelecimento de que todos os seres possuem a Natureza de Buda.

Dharma: Você o está encontrando agora, o Dharma Maravilhoso. O encontro com as letras dos ensinamentos do Buda, referindo-me aos sutras, não dispensa a necessidade de se encontrar o Bom Amigo da Via, o professor, o Mestre do Dharma. Esses são pessoas Sagradas. Não os confunda com quaisquer uns.

Sangha: No sentido amplo, Sangha são as quatro classes de crentes, isto é: Monges, Monjas, Leigos, e Leigas. Então, são todos os seguidores do Budismo, indistintamente. No sentido restrito, Sangha são os Monges, os Sacerdotes do Budismo. Como os reconhecemos? A leitura do post de 09 de setembro de 2010 aqui no Cristal Perfeito, chamado “Os Três Tipos de Desejo”, pode ajudar. Use sua capacidade de discernimento, a qual deve aumentar conforme você for aprofundando nos estudos e praticando os ensinamentos.

Bem, como dito acima, os Três Tesouros são unos. Ser Budista é buscar a compreensão dessa unicidade nas profundezas do Mundo Búdico, e não na superfície do planeta Terra.

Respeitosamente,

Marcos Ubirajara.

Em 09/09/2010, nos comentários do post: Sutra de Lótus – 2a. Edição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: