Os Túneis para o Céu

ORROZ

Aquela trilha à esquerda, a mais escarpada, tinha seus segredos, que ORROZ foi descobrindo aos poucos. Eram túneis que conduziam montanha acima, encontrados nas rochas por antepassados que por ali seguiram. Protegiam-lhe dos perigos das encostas, das avalanches e deslizamentos, do vento frio e cortante daquelas altitudes e, acima de tudo, poupavam-lhe da dependência de uma energia que na realidade não possuía. Mais ainda, davam-lhe privacidade nas muitas passagens durante a caminhada de volta que poderiam render exposições sensacionalistas na mídia, como no caso do dia em que uma rufada de vento suspendeu-lhe a toga expondo o seu traseiro mal coberto por uma cueca rasgada. Por outro lado, o tunelamento também lhe privava do calor dos holofotes a compensar a frieza daqueles ventos. Alertado sobre tais dificuldades desde o início, ORROZ seguia quase sem olhar para trás como lhe fora recomendado. Fazia-o discretamente nas curtas exposições entre túneis e, quando o fazia, ouvia-se o relinchar do energúmeno[1] que seguiu a trilha da direita a conjurar: ‘Vou persegui-lo como a sombra segue o corpo’.

Ah, como sua cueca rasgou? No início de sua caminhada de volta, ORROZ pisou num terreno barroso, infringente, que encobria uma rocha extremamente abrasiva que lhe infligiu inesperada punição. Caiu de bunda e deslizou ralando o traseiro ladeira abaixo por cerca de quinze metros, ao cabo de que, além de ferimentos leves, teve a parte posterior de sua cueca poída. Olhou para os lados, disfarçou, ajeitou a toga seguiu adiante.

 


 

[1] Energúmeno significa possesso, aquele que está possuído pelo demônio É uma palavra de origem grega “energoumenos”, que significa endemoninhado. No sentido figurado energúmeno é aquele indivíduo que está desnorteado, violento, fanático, que está exaltado, que fala e gesticula com veemência, além de outros adjetivos mais pejorativos, como imbecil e idiota. Energúmeno é também um mentecapto, um indivíduo alienado, idiota, louco, insensato.

Fonte: http://www.significados.com.br/energumeno/

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: