Transtorno Bipolar

Quem é o ‘Corretamente Estabelecido’ e quem é ‘Marapapyias’?

Em primeiro lugar, não há lei no distúrbio. Distúrbio, no profundo significado, quer dizer ‘sem-lei’. O que de fato existe é o distúrbio na lei.

O que são esses distúrbios? Ah! O mortal comum também utiliza-se dos meios hábeis. Para quê? Ora, para enganar-se, iludir-se, fingir não saber, isentar-se da culpa, disfarçar, escamotear, safar-se, transferir responsabilidades, e assim por diante. Se fôssemos enumerar os distúrbios aos quais estamos sujeitos, e que na realidade nos permitimos, nunca terminaríamos de fazê-lo.

A questão é: por que o impuro exerce tanto fascínio nos seres?

É porque ele, o impuro, é que constitui a realidade objetiva, os fenômenos temporários. Aquilo que vemos e sentimos é resultado de um ‘equilibrio acidental e temporário de falhas’. E temos na pureza um eterno ideal.

A segunda questão é: Por que o ideal de pureza? Essa é a questão mais dificil de responder. Por que um ideal a nos atormentar, já que podemos nos deliciar na degustação daquilo que é impuro?

A resposta é simples: o polo da pureza existe e é a Verdadeira Natureza do Todo-Maravilhoso, a Natureza-de-Buda, êxtase que só se experimenta através da Fé. Ofuscou-se porque o polo oposto, o de Marapapyias, e que naquele está contido, exerce forte atração: são as sensações a partir dos seis órgãos sensoriais.

Quem poderá conhecer, ver e compreender esse extremo ‘Êxtase’, ‘Felicidade Ultimada’?

“Oh bom homem! Não veja os Três Tesouros como todos os Sravakas e os mortais comuns. Neste Mahayana, não existe distinção entre os Três Tesouros. Por que não? A Natureza-de-Buda contém dentro dela o Dharma e a Sangha.” – Sutra do Nirvana – CAP. 12: Sobre a Natureza do Tathagata.

Marcos Ubirajara.

Em 12/09/2009, às 20:40 hs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: