O Mahasattva acredita no Grande Dharma

3.    O Mahasattva acredita no Grande Dharma. O Budadharma é mais profundo que o grande oceano, mais elevado que o Monte Sumeru. É difícil de sondar e difícil de penetrar, mas com fé pode-se provar o seu sabor. Entrar no grande oceano do Budadharma é impossível para a pessoa que carece de fé. Assim como uma pessoa pode contemplar o oceano e soltar um grande suspiro, dizendo: “é tão grande que eu não poderia bebê-lo em toda a minha vida”; assim também uma pessoa pode reagir ao confrontar-se com o precioso repositório do Budadharma, dizendo: “como eu poderia estudar todos os sutras?” Todavia, se uma pessoa tem fé, se realmente acredita, então do raso pode-se entrar no profundo; do próximo pode-se alcançar o distante; do pouco pode-se ganhar um bocado. Com constante investigação, pouco a pouco pode-se penetrar o precioso repositório do Budadharma. Profunda fé, sinceros votos, e verdadeira prática são os ingredientes. Não importa quão maravilhoso é o grande dharma, sem fé resoluta o maravilhoso não pode ser obtido.

Grande dharma refere-se à sabedoria prajna. Necessita-se simplesmente acreditar em sua própria sabedoria originalmente existente. Uma passagem do Sutra Diamante diz: “Quem quer que produza um simples pensamento de pura fé é completamente conhecido e completamente visto pelo Tathagata”. O Buda sabe se você leva adiante um simples pensamento de pura fé. Recebendo o telegrama, ele envia a resposta:

Cultive incansavelmente Moralidade Concentração Sabedoria
Ponto Coloque Avareza Ira Estupidez para Descansar Ponto

A pessoa que recebe a resposta deve responder imediatamente cultivando incansavelmente moralidade, concentração e sabedoria; e colocando a avareza, a ira e a estupidez para descansar. Todavia, o dharma é tão sutil e maravilhoso que a pessoa que recebe o telegrama do Buda pode nem sequer percebê-lo.

Sutra Diamante – Capítulo 3 –A Doutrina Ortodoxa do Grande Veículo.

Original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: