Fim do Sutra Vajra Prajna Paramita

Sutra:

Após o Buda ter pregado esse sutra, o Longevo Subhuti, todos os monges, monjas, leigos, leigas, e o mundo com seus deuses, humanos e asuras, ouviram o que o Buda pregara, regozijaram, acreditaram, receberam, reverenciaram, e praticaram com alegria.

Comentário:

Após o Buda encerrar a pregação da Prajna da verdadeira vacuidade, o Sutra Diamante, o Longevo Subhuti, que tinha dez tipos de condutas virtuosas; os monges, monjas, leigos, leigas, os deuses, pessoas, bem como os asuras, que tinham as bênçãos dos céus mas não o status (de seres celestiais); ao ouvirem a Prajna da existência maravilhosa e a verdadeira vacuidade, sentiram grande alegria, acreditaram, aceitaram, e respeitosamente praticaram o sutra. Todos estavam tão felizes como se tivessem obtido uma gema preciosa, e de fato a obtiveram: a joia da sabedoria, a joia do dharma da Prajna. Eles acreditaram. Perderam todos os seus desejos, colocando-os de lado. Eu espero que quando terminarmos o estudo do Sutra Diamante você possa afastar para longe todos os seus pensamentos de cabeça-para-baixo. Livre-se do prazer da comida. Livre-se do desejo pelo sono. Bane seus esforços pela fama. Abole seu desejo de tornar-se rico. Afaste todos os aspectos dos desejos do seu coração para algum lugar bem distante. Se você pode livrar-se dos desejos pela riqueza, sexo, fama, comida e sono, você pode cortar as raízes do inferno, e avançar para a posição da fruição do Estado de Buda – a Eternamente Brilhante Terra Pura.

Isto é o fim do Sutra Diamante. Qualquer um que estude este sutra deve transformar o seu corpo de tal forma que ele se torne tão resistente quanto o Diamante. Ele deve fazer o seu voto, sua determinação e sua fé tão afiadas quanto o Diamante. E deve fazer sua sabedoria tão brilhante quanto o Diamante.

Ele deve aceitar completamente o princípio maravilhoso da Prajna, e praticá-lo pessoalmente para que alcance a prajna paramita, chegue à outra margem.

Aqueles que praticarem não cairão para trás. Não caia para trás! Seja corajoso e siga em frente. Avance, cada um de vocês, com vigor. Esteja determinado a ser o primeiro a atingir o Estado de Buda!

Por que então, você perguntaria, o Mestre fez o voto de não atingir o Estado de Buda até que cada um dos seus discípulos se tornasse um Buda?

Não me imite: eu sou apenas uma pessoa ordinária. Eu já me esqueci. A razão de ter vindo é ajudar aos outros. Vim plantar os campos, mas não me preocupo com o meu próprio campo. Assim, não se preocupem comigo. Para que todos saibam, talvez eu já o tenha atingido antes de vocês!

Sutra Diamante – Capítulo 32 – Os Corpos de Retribuição e de Transformação são Ilusórios.

Original

Por muccamargo

Físico, Mestre em Tecnologia Nuclear USP/SP-Brasil, Consultor de Geoprocessamento, Estudioso do Budismo desde 1987.

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: