“Oh bom homem! Como todos os seres finalmente ganharão a Iluminação Insuperável, Eu digo que todos os seres possuem a Natureza de Buda. Os seres realmente não possuem os 32 sinais da perfeição e as 80 características menores de excelência. Assim, neste sutra, Eu digo num gatha:
‘O que originalmente foi, agora não é mais;
o que originalmente não foi, agora é;
Nada pode existir como ‘é’
sucedendo-se nos Três Tempos’.
Oh bom homem! Há três tipos daquilo que existe. Um é o que virá nos dias futuros, o segundo é o que existe atualmente, o terceiro é o que existiu no passado. ‘Todos os seres alcançarão a Iluminação Insuperável nos dias futuros’. [Isto é a Natureza de Buda]. Todos os seres agora possuem todos os laços das impurezas. Assim, eles não possuem no presente as 32 marcas da perfeição e as 80 características menores de excelência. Desse modo, os seres que cortaram os laços das impurezas no passado vêem, no presente, a Natureza de Buda. Assim, Eu sempre digo que todos os seres possuem a Natureza de Buda. Eu digo que mesmo o icchantika possui a Natureza de Buda. O icchantika não tem o bom dharma. A Natureza de Buda também é um bom Dharma. Como há dias a vir, existe a possibilidade de o icchantika possuir a Natureza de Buda. Por quê? Porque todos os icchantikas podem finalmente atingir a Iluminação Insuperável.
Oh bom homem! Como um exemplo: há um homem que tem certa quantidade de nata. As pessoas indagam: ‘Você tem alguma manteiga’? Ele responde: ‘Eu tenho’. Mas, para dizer a verdade, nata não é manteiga. Habilidosamente trabalhada [isto é, usando meios habilidosos], ele está certo de obtê-la. Assim, ele diz que tem a manteiga. É o mesmo com os seres. Eles possuem a mente. ‘Qualquer um com uma mente asseguradamente encontrará a Iluminação Insuperável’. Este é o porquê Eu sempre digo que todos os seres possuem a Natureza de Buda.”
Sutra do Nirvana, Capítulo 33, sobre o Bodhisattva Rugido do Leão 1.
