Sutra:
“E por quê? ‘Tathagata’ significa a qualidade intrínseca (talidade – por exemplo, a qualidade intrínseca de todos os fenômenos é o vazio, sua verdadeira natureza, tal como são – N.T.) de todos os dharmas. Se alguém dissesse que o Tathagata atinge o Anuttara-Samyak-Sambodhi, Subhuti, de fato, não há um dharma do Anuttara-Samyak-Sambodhi que o Buda atinge. Subhuti, o Anuttara-Samyak-Sambodhi que o Tathagata atinge é nem verdadeiro e nem falso. Por esta razão o Tathagata fala de todos os dharmas como Budadharmas. Subhuti, todos os dharmas são pregados como não dharmas. Porquanto são chamados dharmas.”
Comentário:
Tathagata, que se traduz como Assim Advindo (Thus Come One ou Assim Sucede), significa que todos os dharmas são “Assim”. Todos os dharmas estão num estado de ‘imobilidade intrínseca’.
Com o que se parece a ‘imobilidade intrínseca’?
Ela não tem aparência. Portanto, ele ainda diz que não há um dharma que possa ser atingido. Se você atingiu um dharma, com o que ele pareceria? Seria verde? Amarelo? Vermelho? Longo? Curto? Quadrado? Redondo? Quando não há nome, nem cor, e nem aparência, então todos os dharmas são assim. Se houver qualquer dharma aparente, então não é assim.
Realmente, não há o menor dharma que possa ser atingido. Não há um dharma da Insuperável, Própria e Plena, Iluminação Correta que o Buda possa atingir.
O Anuttara-Samyak-Sambodhi que o Tathagata atinge. Se você forçá-lo e disser que o Tathagata atinge algo chamado Anuttara-Samyak-Sambodhi, aquele Anuttara-Samyak-Sambodhi é nem verdadeiro e nem falso. Sendo nem verdadeiro e nem falso, ele é o significado ultimado do Caminho Médio; é a Prajna da Marca Real.